O transtorno afetivo bipolar é caracterizado pela alternância, as vezes súbita, de depressão e euforia, de graus variáveis. Nos episódios de mania, podemos citar sintomas de: autoestima inflada (grandiosidade); redução da necessidade de sono; gastos excessivos; falar mais que habitual; apresentar pressão no discurso sendo difícil de interromper; distração, envolvimento com atividades de risco, uso de de substâncias e atividades física de risco. Além disso, a linha de raciocínio não é linear, ramificando muito o que quer falar, mas nunca chegando ao objetivo.
Nos episódios depressivo, os principais sintomas são: diminuição da disposição para a vida; aumento da necessidade do sono; retração e isolamento; tristeza profunda; falta de vontade para realizar atividades e pensamentos pessimistas, de menos valia e que trazem um ambiente de piora e risco.
O tratamento adequado pode ajudar muitas pessoas memo aquelas com as formas mais graves de bipolaridade- a obter um melhor controle de suas mudanças de humor e outros sintomas bipolares.
Um plano de tratamento eficaz geralmente inclui uma combinação de medicação ep sicoterapia. O transtorno bipolar é uma doença vitalícia. Episódios de mania e depressão costumam voltar a longo do tempo. Entre os episódios, muitas pessoas com transtorno bipolar podem se ver livres de mudanças de humor, mas algumas pessoas poem ter sintomas persistentes. A longo prazo, o tratamento contínuo ajuda a controlar estes sintomas!